Entrevista com Karol Azevedo – HORTIPUB

Hortipub, o curta-metragem dirigido pela estudante do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Artes, Karol Azevedo, é o ponto mais badalado de Saladolândia, local onde tudo acontece, do romance à violência. O curta, juntamente com mais cinco trabalhos de estudantes, será exibido na noite dessa quarta-feira (13), no CineFacom. A sessão começa às 19 horas e acontece no auditório da Facom. Karol prefere trabalhar com animação do que trabalhar com atores, “atores me assustam um pouco”. Segundo ela é mais fácil comandar um brinquedo ou uma fruta.

O curta foi selecionado para o II Festival de Cinema Universitário de Alagoas

Hortipub 2

1-      O que te levou a criar esse vídeo?

Foi um trabalho para a matéria de fotografia e iluminação do curso de audiovisual da UNIJORGE, o tema abordado era psicologia das cores e escolhemos trabalhar com a cor vermelha.

2-      Quanto tempo este trabalho demorou a ficar pronto? Como foi o processo de produção deste vídeo?

Foram duas semanas de pré-produção, onde escrevemos o roteiro e desenvolvemos o cenário. Dois dias de produção, em que apenas duas pessoas fizeram a animação e a fotografia. O vídeo passou por dois processos de finalização até que chegasse a forma final, que durou uma média de três semanas. O projeto todo custou cerca de R$ 45,00.

3-      Quais os equipamentos utilizados? Da faculdade ou equipamentos emprestados?

Usamos uma Nikon D3000, uma lente comum 18-55mm e de iluminação usamos uma lamparina simples, uma lanterna e pisca-pisca de natal.

4-      Quais suas expectativas com esse trabalho? Inscrever em festivais, exercício da faculdade?

No começo queríamos apenas fazer um bom trabalho, tirar uma boa nota, mas na primeira exibição em sala de aula já vieram vários elogios e isso nos estimulou bastante e nos empolgamos tanto que resolvemos finalizá-lo de novo para inscrever em festivais, só chegou a ser inscrito até então em três festivais, dos quais foi selecionado em um, que foi logo na sua primeira inscrição (2º festival de cinema universitário de Alagoas).

5-      Fale um pouco da sua experiência como diretor.

Hortipub 1 de Karol Azevedo

 Comecei no audiovisual em trabalhos de faculdade atuando na direção de fotografia, já que tinha estudado fotografia no senac. Meu primeiro trabalho de faculdade, Hortipub, foi também resultado de uma oficina stopmotion do ANIMAGE (Festival Internacional de Animação de Pernambuco), que havia feito em 2011. Eu sou apaixonada pela técnica de animação, não conheço o bastante, mas sempre dou preferência por trabalhar com seres inanimados do que com pessoas, atores me assustam um pouco, é muito mais fácil comandar um brinquedo ou uma fruta. No entanto, Hortipub até então é a minha única animação realizada, depois disso minha maior responsabilidade foi dirigir uma adaptação do conto Feliz Aniversário de Clarice Lispector, do qual eu trabalhei com mais quatro pessoas da minha turma e este foi o nosso trabalho de conclusão de curso, o que me apavorou muito porque eram cerca de 10 atores. Atualmente estou trabalhando em um projeto de animação do qual tem o roteiro passando por um segundo tratamento, mas parte dos personagens já tem seus conceitos prontos, e estamos apenas aguardando o roteiro final para começar uma decupagem, storyboard, orçamento… E então inscrever em editais.

Advertisements