CineFacom realiza exibição de filme no dia da Consciência Negra

A atividade promove o lançamento do documentário  Acupe-Terra Quente e a exibição do também documentário Quilombo.doc na quarta-feira (20), as 09h30 na Faculdade de Comunicação da UFBA.

Na próxima quarta-feira (20), em celebração à Semana da Consciência Negra, o CineFacom – Mostra Audiovisual dos Estudantes da UFBa – promoverá o lançamento do documentário Acupe -Terra Quente e exibição do também documentário Quilombo.doc, às 09h30 da manhã, no auditório da Faculdade de Comunicação (Facom) UFBa. A atividade é fruto da mobilização do Centro Acadêmico Vladimir Herzog (CAFacom) em parceria com Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade (ACCS) – Memória Social: audiovisual e identidades.

Documentários

Acupe – Terra Quente | José Roberto Severino | 26´

O Nego Fugido - Foto Acupe-Terra Quente/Divulgação

O Nego Fugido – Foto Acupe-Terra Quente/Divulgação

O documentário sobre a cidade de Acupe, no recôncavo baiano, nome que significa “Terra Quente”, insere o espectador no cenário cultural e social do lugar, apresentando as suas mais variadas manifestações como o Nego Fugido, Mandus, Bombachos, Burrinhas, Caretas e grupos de Samba de Roda; além do cotidiano difícil vivido pelas famílias que carecem de serviços de saúde, saneamento e educação. Essas histórias são mostradas a partir da filmagem da vida de moradores locais. O filme é resultado da Atividade Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS) Memória Social: audiovisual e identidades, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Quilombo.doc | Geise Oliveira | 16´

O documentário conta a história de São Braz, a partir de uma discussão sobre o Quilombo e a busca de uma solução para o problema da afirmação de identidade negra, esta dada pela execução da Lei 10.639. Quilombo.Doc, que tem Geise Oliveira na concepção, direção e produção, foi produto do Trabalho de Conclusão de Curso em Comunicação com habilitação em Produção em Comunicação e Cultura pela UFBA.

Oficinas

À tarde, uma boa pedida é participar das oficinas ‘Torso e outras amarrações’ oferecidas pelas estudantes de comunicação Layane Dias (Uneb) e Vanice da Mata (Ufba) ou da oficina de ‘Música Etnicidade e Cultura Digital’ que será ministrada pelo músico Ronaldo Ros.  

As oficinas são abertas ao público, para de Torsos e outras amarrações levar tecidos de cabeça e para a oficina de Música Etnicidade e Cultura Digital levar qualquer instrumento, aparelhos de celular e similares.

Cartaz filmes Dia da Consciência Negra4

PROGRAMAÇÃO

 09h30 – Lançamento do Documentário Acupe Terra Quente – 24′

Exibição do Documentário Quilombo.doc de Geise Oliveira 16′

10h30 – Debate sobre as temáticas dos dois filmes

Palestrantes:

Professor José Roberto Severino – FACOM/UFBA

Geise Oliveira – Produtora Cultural e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade

Dona Joanice – Lider do Samba de Roda Raízes do Acupe

Ivonei Pires – Movimento Negro Unificado – MNU

Marcos Resende – Coletivo de Entidades Negras – CEN

Das 14 às 16 horas Oficinas:

(Sala 11) – Torso e outras Amarrações com Layane Dias (UNEB) e Vanice da Mata (UFBA)

(Auditório)- Música Etnicidade e Cultura Digital com o músico Ronaldo Ros

Serviço:

O que: Dia da Consciência Negra na Facom: Exibição de filmes e oficinas

Quando: 20 de novembro, quarta-feira a partir das 09h30 da manhã

Onde: Auditório da Faculdade de Comunicação UFBA

Quanto: Entrada Franca

Maiores informações: outraspalavras.cafacom@gmail.com /cinefacom@gmail.com

Advertisements