Cuíca de Santo Amaro terá exibição especial na 14ª edição do projeto CineFacom

“O poeta mais temido da Bahia” é retratado em documentário de Joel de Almeida e Josias Pires, que será exibido na próxima quarta-feira (15/01), às 19 horas, no auditório da Facom.

cuica sto amaro

 O documentário Cuíca de Santo Amaro, alcunha do poeta popular e propagandista José Gomes, será exibido na próxima quarta-feira (15/01) no auditório da Faculdade de Comunicação da UFBa, com entrada franca. O evento também contará com a presença dos diretores Josias Pires e Joel de Almeida para um debate após a exibição.

 O imaginário da Bahia do século XX é revisitado neste filme propositivo e bem-humorado, sobre a vida e a obra do poeta popular, trovador-repórter e propagandista Cuíca de Santo Amaro, personagem baiano controverso e irreverente. Considerado como trovador maldito da poesia popular do Brasil, produziu entre 1930 e 1963 cerca de mil títulos, posteriormente reconhecidos como literatura de cordel. O poeta é anunciado por Jorge Amado como “O trovador da Bahia”, foi personagem de romances e peças e fez a abertura do filme “A Grande Feira”, de Roberto Pires.

Projeto

 O CineFacom é um evento quinzenal, promovido pelo Centro Acadêmico Vladimir Herzog (CAFacom-Ufba), com o objetivo de fomentar a produção audiovisual dos estudantes e ensejar o debate sobre a linguagem fílmica acadêmica e nacional, em especial a baiana. A cada mês é realizado duas edições do evento, sendo uma Mostra Audiovisual de Estudantes da Ufba e uma mostra especial de filmes consagrados do cinema. Atualmente o CineFacom é realizado com apoio da UFBA através do Edital PROEXT/Eventos 2013, com emissão de certificados de horas de extensão acadêmica.

Serviço:

O quê: XIV Cinefacom – Exibição do filme Cuíca de Santo Amaro | DOC, 2013, 75′

Onde: Auditório da Faculdade de Comunicação (Facom) da UFBa. Rua Barão de Geremoabo, s/n, Ondina.

Quando: 15 de janeiro (quarta-feira), às 19 horas

Maiores informações: cinefacom@gmail.com | cinefacom.wordpress.com | facebook.com/cinefacom

Advertisements