Cineclube exibe filmes independentes no próximo dia 18

Organizado pelo CUAL, Cine Avuadora terá sessão de estreia no Solar Boa Vista, em Salvador, e contará com a presença dos realizadores

cual

 “Otto Recicla”, “Plástico Bolha” e “Arremate”. Esses são os três filmes que serão exibidos na sessão de estreia do Cine Avuadora, no próximo dia 18 de janeiro (sábado), a partir das 16h, no Solar Boa Vista, bairro de Brotas, em Salvador. O cineclube é promovido pelo Coletivo Urgente de Audiovisual (CUAL) e tem entrada gratuita. O evento contará também com a participação dos realizadores dos filmes.

 O Cine Avuadora nasceu a partir de uma necessidade da criação de espaços na Bahia para a exibição e o debate de filmes brasileiros independentes, feitos, muitas vezes, com o mínimo de recursos. Trata-se de uma alternativa, não apenas para ampliar os canais de exibição dessas produções, mas também para fomentar o debate e a aproximação entre o público e os realizadores.

 A iniciativa integra o projeto de Ações Continuadas do grupo, contemplado pelo edital Setorial de Audiovisual através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT) em 2013. Ao longo do ano de 2014, serão realizadas diversas sessões itinerantes em Salvador e interior.

 Coletividade

 A ideia do CUAL é praticar “um cinema que prioriza o processo e o encontro, a criticidade e a (re)invenção”. A afirmação de Ramon Coutinho, um dos membros do coletivo, ilustra a fórmula de trabalho do grupo, que, ao longo de dois anos, já rendeu bons frutos, com a realização de inúmeros curtas-metragens, produção de vídeos e participação em festivais baianos e nacionais.

 Além dos filmes, o CUAL frequentemente promove mostras, com trabalhos próprios e de convidados, além de oficinas de produção de baixo custo. Contemplado pelo edital setorial de Audiovisual do Estado com um projeto de ações continuadas, o grupo executará em 2014 diversas atividades na área (exibição, produção e oficinas), buscando contribuir e mobilizar o meio audiovisual no estado.

 O coletivo – formado por Ramon Coutinho, Álvaro Andrade, Marcus Curvelo, Bianca Muniz, Danilo Umbelino, Deise Valente, Bruno Guimarães, Francisco Gabriel Almeida, Luan Santana Marques e Carlos Baumgarten – agrega ainda parceiros das mais diversas áreas, como os músicos Vítor e Paulo Rios, do Conjunto de Câmara da Escola de Música (Emus) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Camará, que já fizeram trilhas para os curtas do grupo.

 Filmes

 “Otto Recicla” – Otto não consegue cagar.

2014. 25´. Dir. Marcus Curvelo. Elenco: Bruno Guimarães, Nayara Homem, Cláudio Varela, Denise Firmo, Camele Queiroz e Fabrício Ramos

 “Plástico Bolha” – Operadora de caixa de um mercadinho dá tiuti de tanto trabalhar.

2014. 8´. Dir. Danilo Umbelino, Murilo Deolino e Uiran Paranhos . Elenco: Valéria Fonseca, Lorena Sales, Maria Muniz, Márcia Estela, Thamires Tavares, Uiran Paranhos

 “Arremate” – Um homem ciumento considera as ofertas especiais de um exterminador muito tentadoras.

2012. 8´. Dir. Rodrigo Luna. Elenco: Narcival Rubens e Andréa Elia

Serviço

O que? Cine Avuadora

Quando? 18 de janeiro de 2014, a partir das 16h

Onde? Solar Boa Vista – Parque Solar Boa Vista, s/n, Engenho Velho de Brotas

Quanto? De graça

Informações? cualcinema@gmail.com

Advertisements