CineFacom retorna suas atividades dia 08 de abril

A mostra que apoia a produção audiovisual dos estudantes estreia com o Documentário Acupe Terra Quente

O projeto CineFacom – Mostra Audiovisual dos Estudantes da UFBA – está de volta. Com novos filmes, retorna como um espaço de circulação e reflexão da produção audiovisual universitária e contemporânea com mostras mensais, nas quartas-feiras, às 19 horas, no auditório da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Estreia – A sessão de reabertura terá uma estreia dia 08 de abril (quarta-feira): Acupe Terra Quente, documentário produzido pela Ação Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS) Memória Social: Audiovisual e Identidades, coordenado pelo professor José Roberto Severino. O início do evento está marcado para as 17 horas com a  apresentação do Grupo de Samba de Roda Raízes de Acupe seguido de um bate-papo e exibição do documentário.

Foto divulgação

Foto divulgação

Criado em fevereiro de 2013, o projeto CineFacom será realizado pelos membros do Centro de Comunicação Democracia e Cidadania – CCDC da Facom, com o apoio da Ação Curricular em Comunidade e Sociedade Memória Social: Audiovisual e Identidades.

Realizado durante um ano, o CineFacom promoveu 16 edições quinzenais, com um público de aproximadamente 800 pessoas. Com um formato intercalado entre mostras com produções de estudantes e sessões especiais, o projeto tornou-se referência na UFBA em divulgação audiovisual de trabalhos estudantis.

O projeto vai manter as mostras especiais com diretores convidados e sessões estudantis, agora com edições mensais, sempre nas quartas-feiras. Estudantes da UFBA poderão inscrever filmes de no máximo 30min, de variados gêneros e temáticas. Contando com o apoio da PROEXT, o evento possibilita a emissão de certificados.

Filme

acupe_estreia_online

Acupe – Terra Quente | José Roberto Severino | 59 minutos

O documentário sobre o distrito de Acupe, no Recôncavo baiano, nome que significa “Terra Quente”, insere o espectador no cenário cultural e social do lugar, apresentando as suas mais variadas manifestações como o Nego Fugido, Mandus, Bombachos, Burrinhas, Caretas e grupos de Samba de Roda; destacam-se as tensões religiosas; o cotidiano das famílias que carecem de serviços de saúde, saneamento e educação, além das aspirações políticas. Esse cenário compõe o repertório de significação e de sentido da vida no distrito do Recôncavo Baiano.

Essas histórias são mostradas a partir do registro contado pelos moradores locais. O documentário é resultado dos trabalhos da disciplina ACCS –  Memória Social: Audiovisual e Identidades, entre os anos de 2011 e 2014.

vlcsnap-2015-03-26-09h21m47s22

Foto: Divulgação

PROGRAMAÇÃO GERAL

08 de abril de 2015 – Mostra Especial

Estréia do Filme Acupe Terra Quente produzido pelos membros da ACCS Memória Social: Audiovisual e Identidades e coordenado pelo professor José Roberto Severino (Facom/UFBA).

13 de maio de 2015 – Mostra Estudantil

Mostra Audiovisual de Estudantes da UFBA com vídeos de qualquer Gênero com duração de até 30 minutos.

10 de junho de 2015 – Mostra Especial

Mostra de Direitos Humanos

08 de julho de 2015 – Mostra Estudantil

Mostra Audiovisual de Estudantes da UFBA com vídeos de qualquer Gênero com duração de até 30 minutos.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

SERVIÇO:

O que: Retorno do CineFacom – Mostra Audiovisual dos Estudantes da UFBA

Quando: dia 08 de abril (quarta-feira), 17 horas

Onde: Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA.

Confirme sua presença no evento

Advertisements