Com o tema Direitos Humanos e Respeito a Identidade de Gênero, Cinefacom exibe dois filmes na quarta (10)

A sessão apresenta o documentário Atrás dos Olhos e o curta Da Alegria, do Mar e de Outras Coisas,  às 17h, no auditório da Faculdade de Comunicação

Capa do evento 10 de junho

O projeto CineFacom exibe, na próxima quarta (10), os filmes Da Alegria, do Mar e Outras Coisas, de Ceci Alves, e Atrás dos Olhos, dirigido por Fábio Fernandez e André Araújo. Com horário marcado para as 17h, a sessão acontecerá no auditório da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).  

Logo após a sessão, o público contará com um bate-papo com a diretora Ceci Alves, com a produtora do filmes Atrás dos Olhos, Carla Freitas, com a representante da Associação de Travestis e Transexuais de Salvador – ATRAS – com a mediação do professor da Facom, Sérgio Sobreira.

Com temas relativos à diversidade e ao combate à homofobia, a sessão é parte de uma iniciativa do projeto para fortalecer os Direitos Humanos, com produções voltadas à promoção de direitos de minorias políticas e sociais.

Filmes

Da alegria, do mar e outras coisas | Ceci Alves

Rodolfo Lima - Foto Eloi Correa

Rodolfo Lima – Foto Eloi Correa

O curta-metragem Da Alegria, do Mar e de Outras Coisas resgata a história das travestis baianas Luana e Joice, obrigadas a se jogar no mar para fugir dos tiros e espancamento de dois policiais que as escoltaram à noite até a perigosa praia da Pedra do Sal, em Salvador. No filme, a história é recontada através da travesti Nem, que faz shows de dublagem, e vê a também travesti, Joy, ser morta pelos homens.

Atrás dos olhos | André Araújo e Fábio Fernandez

Atrás dos Olhos

O documentário Atrás dos Olhos busca recontar, a partir de relatos, a história de luta do movimento LGBT baiano a partir da história da entidade ATRAS além de mostrar a vida e histórias dessas mulheres que continuam lutando contra o preconceito e as violências sofridas por elas nas ruas e dentro dos seus próprios lares. Entre as entrevistadas estão Millena Passos, Keila Simpson, Martinha, Andreza Belushi, Karla Falhao, Ranella Márcia, entre outras. Produzido pela Associação de Travestis e Transexuais de Salvador – ATRAS-  em parceria com o grupo de pesquisa Cultura e Sexualidade – CUS – e o Coletivo Audiovisual – CAV – ambos da Universidade Federal da Bahia.

Serviço

O quê: CineFacom – Mostra Especial Direitos Humanos e Respeito a Identidade de Gênero

Quando: 10 de junho, às 17h

Onde: Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBa

Informações complementares:

ATRAS – Associação de Travestis de Salvador: Criada em 1995, foi formada por um grupo de travestis e membros do Grupo Gay da Bahia (GGB). A Associação foi registrada em 1999 em cartório como sociedade civil autônoma, defensora dos direitos humanos e cidadania das travestis, transformistas e transexuais e é nesse sentido uma ONG pioneira no Nordeste com suas propostas, ações e lutas que se refletem até hoje em seu crescimento e espaço nos movimentos sociais.

Carla Freitas: Mestranda do Programa Multidisciplinar Cultura e Sociedade, da Universidade Federal da Bahia, integrante do grupo de pesquisa CuS, professora de educação básica,  ativista pelos Direitos Humanos e produtora do documentário Atras dos Olhos.

Ceci Alves: Ceci é formada em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, (Ufba), especializou-se em Montagem e Edição para Cinema e TV, pela Escuela Internacional de Cine y TV (Eictv), de Los Baños, Cuba, em Gestão de Informação para Multimeios, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC/BA). Fez mestrado em Cinema na École Superieure d’Adio Visuel da Universidade de Tolouse, em Le Mirail, na França, além do mestrado em Cultura e Sociedade, na Ufba. Se tornou professora, desde 2011, na Universidade Jorge Amado, em Salvador. No cinema, realizou cinco curtas-metragens e cinco documentários, na época em que estava na escola cubana.

Sérgio Sobreira: Doutor (2011) pelo Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia e Professor Adjunto I da Faculdade de Comunicação da UFBA. Desenvolve pesquisa nas áreas de comunicação e cultura, com ênfase em: cultura e desenvolvimento, economia da cultura, gestão e produção cultural, públicos e mercados culturais, políticas públicas de cultura.

Advertisements