Apresentação

CineFacom – Mostra Audiovisual dos Estudantes da Ufba

Criado em fevereiro de 2013, o CineFacom é um projeto idealizado pela Gestão Outras Palavras do Centro Acadêmico Vladimir Herzog, instância de representação estudantil da Faculdade de Comunicação da UFBA.

A proposta surgiu devido a percepção de escassez de espaços e políticas na universidade que fomentassem a produção audiovisual estudantil, principalmente em sua circulação, e estimulassem a troca de experiências e saberes dos atores envolvidos com esta linguagem.

Desde então, o projeto tem sido um espaço para exibição, circulação e reflexão do cinema e da produção audiovisual universitária. Por meio de mostras quinzenais, de variados gêneros e temáticas, possibilita a inscrição de vídeos de estudantes da Ufba e a fruição de filmes da cinematografia brasileira, sobretudo a baiana. Atualmente o CineFacom é realizado com apoio da Ufba através do Edital PROEXT/Eventos 2013.

A equipe CineFacom é formada por estudantes dos cursos de Produção Cultural e Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Ufba, sob a coordenação geral do professor-tutor, Dr. José Francisco Serafim.

Objetivos

– Ampliar o acesso às produções recentes dos estudantes universitários;

– Ampliar acesso a filmes representativos da cinematografia que estão fora do circuito de exibição;

– Promover o encontro do público com o cinema brasileiro e internacional de produção independente;

– Promover e difundir a produção audiovisual dos estudantes da Ufba;

– Contribuir com a formação e estimular o desenvolvimento de novos diretores, produtores e artistas em geral da área do audiovisual em Salvador;

– Contribuir com a formação de plateia para o audiovisual;

– Fomentar o pensamento crítico em torno da produção audiovisual;

– Criar um circuito alternativo permanente de exposição dos produtos audiovisuais universitários;

– Consolidar o projeto como evento artístico permanente do Centro Acadêmico Vladimir Herzog;

– Possibilitar em mostras especiais a exibição de filmes de grande repercussão no cenário nacional e internacional, dando preferência a filmes de diretores baianos.

Contatos:

cinefacom@gmail.com

Blog do CineFacom

facebook.com/cinefacom

Volte para o Início